Saiba mais sobre o Tour de France.

10 jul

O Tour de France (volta da França em Português) é a maior competição Ciclistica do Mundo, onde os competidores em 2 semanas percorrem cerca de 3.000 Km, passando por cidades da Bélgica, Holanda e França.

Muita gente não entende porque as pessoas de uma equipe correm para os outros ganharem, mas é um pouco mais “Composto” do que vocês imaginam.

No Tour temos várias competições dentro de uma única competição:

Classificação Geral: Na soma de todos os tempos, de todas as provas, o Ciclista mais regular vai vestindo a tal Camiseta Amarela (“maillot jaune“). Os tempo de cada etapa vão sendo somados e, no final de cada etapa, é informado qual tem o menos tempo na classificação geral. O Ciclista que tiver o menos tempo na penúltima etapa é o vencedor geral, uma vez que a última ETAPA é só um passeio, pra finalizar o Tour (Oficialmente é uma etapa mais curta, mas há essa tradição).

Classificação por Pontos: Ou também conhecida por Camisa Verde, é atribuída ao primeiro corredor na classificação individual por pontos. O número de pontos depende do tipo de etapa – mais se a etapa for plana, um pouco menos se for intermediária, ainda menos se for de montanha e o mínimo em etapas contra o relógio. Também atribuem-se uns poucos pontos ao corredor que alcança primeiro certos pontos intermediários, assim como um bônus em segundos para o concurso da camiseta amarela, mas são geralmente tão poucos que não representam muita coisa no resultado final. No entanto, têm um papel preponderante durante a primeira semana, antes das etapas de montanha, quando os corredores estão relativamente próximos na classificação geral.

Classificação dos Escaladores: Ou também conhecida por Camisa Branca de Bolinhas Vermelhas, é atribuída ao melhor corredor na classificação em Etapas de Montanhas.
No topo de cada montanha do Tour, atribuem-se pontos aos primeiros a chegar no topo. As subidas são classificadas em categorias de 1 (mais difícil) a 4 (menos difícil) de acordo com seu grau de dificuldade, onde são levados em conta o declive e o comprimento da subida. Uma quinta categoria, chamada categoria especial, é reservada às montanhas ainda mais difíceis que as da primeira categoria. O primeiro corredor em uma subida de quarta categoria recebe 5 pontos, enquanto que o primeiro de uma subida categoria especial recebe 40. Enquanto que somente o 2° e o 3 °Colocados também ganham pontos em uma subida de quarta categoria, os 15 primeiros em uma subida categoria especial são recompensados com pontos.

Cat 4: Subidas com menos de 3 km de comprimento.
Cat 3: Subidas com até 5 km de comprimento.
Cat 2: Subidas de 5 a 10 km de comprimento, com pelo menos 4% de inclinação.
Cat 1: Subidas de 10 a 20 km de comprimento, com pelo menos 5% de inclinação. (A subida da Anchieta é Cat. 1)
HC: Hors Catégorie (sem categoria): subidas “fora da escala”, 15 a 20 km de comprimento, com inclinações passando de 10%.

Classificação Novatos: Ou a Camiseta Branca, é disputada apenas por corredores que tenham até 25 anos de idade (a data de corte é dia 31 de Dezembro). Por exemplo, na edição de 2010, somente disputam os nascidos até o ano de 1985. Se alguém nasceu em 12 de Outubro de 1984, ainda tem 25 anos, mas está fora dessa categoria.

Classificação Combativa: Ou o Camiseta Dorsal Vermelho,que é atribuído ao corredor mais combativo da etapa anterior. No final de cada etapa, os juízes atribuem pontos aos corredores que entraram em “fugas” na etapa. O corredor com o maior número de pontos ganha um dorsal vermelho com letras em branco ao invés das usuais letras pretas em fundo branco.

Finalmente, há a classificação por equipes. Para esta classificação, os tempos dos três primeiros corredores de cada equipe são adicionados após cada etapa. O Tour tem atualmente 22 equipes com 9 corredores cada uma (no início), cada equipe patrocinada por uma ou várias empresas. Não há regras específicas quanto à nacionalidade dos corredores de uma mesma equipe, apesar de este ter sido o caso em algumas edições anteriores do Tour.

Hoje, o TDF é transmitido pela ESPN aqui no Brasil. As etapas demoram cerca de 4hs e meia, a ESPN transmite normalmente as 2hs finais (as vezes um pouco mais).

O maior apaixonado que eu conheço por #TDF é o Eduardo Peselli (@Peselli). O cara ama andar de bikes, tem bike de competição, vai trampar em Sampa de bike, no meio dos carros, é um apaixonado. Ele me ensinou a gostar do Tour.

E eu trabalho com um alemão chamado Martin Lott, que adora Ciclismo. Sabe tudo dos atletas, como os comentaristas de futebol sabem dos nossos jogadores. O Martin vive no Brasil a mais de 3 anos, mais acompanha tudo sobre Ciclismo.

Espero que as dicas acima ajudem a entender um pouquinho mais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: