Prisão Perpétua

16 jul

Vocês viram a notícia abaixo?

‘Estripador de Yorkshire’ passará o
resto da vida em prisão britânica

Justiça descartou libertar Peter Sutcliffe, que matou ao menos 13 mulheres no Reino Unido

A Alta Corte de Londres, no Reino Unido, decidiu nesta sexta-feira (16) que o homem conhecido como ‘estripador de Yorkshire’ deverá passar o resto da vida na prisão, depois de ficar quase 30 anos internado em uma unidade psiquiátrica britânica por ter assassinado 13 mulheres.

Peter Sutcliffe, de 63 anos, é considerado um dos maiores criminosos do Reino Unido e foi condenado em 1981 a 20 penas de prisão perpétua por ter matado 13 mulheres, em sua maioria prostitutas, com facas, martelos e chaves de fenda, e por sete tentativas de assassinato em Yorkshire, no norte da Inglaterra.

Sua primeira vítima, Wilma McCann, de 28 anos, foi morta em 30 de outubro de 1975, em Leeds. Depois, os crimes se sucederam até 3 de janeiro de 1981, quando Sutcliffe foi preso durante uma operação policial de rotina.

O caso ganhou grande atenção da mídia na época e, nesta sexta-feira, levou dezenas de jornalistas e curiosos a se aglomerarem em frente à corte londrina. Um dos presentes no local era Richard MacCann, filho da primeira vítima do assassino.

A Alta Corte decidiu que o ex-caminhoneiro, originário de Bradford, a oeste de Yorkshire, deverá terminar sua vida preso, descartando qualquer possibilidade de libertação.

Fonte: R7

Eu acho que é assim que tem que ser. Não pena de 30 anos no máximo, com progressão automática e direito a liberdade condicional bem antes disso.

Pessoas que cometem esse tipo de crime têm algum tipo de defeito no cérebro, que faz com que elas: (a) não achem que fizeram algo errado; e/ou (b) não consigam parar.

Não acho que pessoas assim tenham “cura”. Se saem da prisão, voltam a cometer o mesmo tipo de crime (ou pior). O melhor pra sociedade é mantê-los presos, e pronto.

Alguém mais lembra do maníaco que matou 7 rapazes em Luziânia-GO?

Eu sou contra a pena de morte – acho que não compensa correr o risco de condenar alguém inocente. Mas sou totalmente a favor da prisão perpétua, para criminosos dessa natureza.

Aqui no Brasil, isso não vai acontecer. A nossa Constituição veda expressamente qualquer tipo de pena de caráter perpétuo. Mas a lei brasileira pode ser mudada, porque é ridículo limitar a pena a 30 anos, e admitir progressão automática e liberdade condicional até para os crimes mais hediondos e criminosos mais propensos a reincidir.

E eu não vou nem entrar na questão de que, no Brasil, via de regra, só vai pra cadeia quem não tem dinheiro pra pagar bons advogados…

Uma resposta to “Prisão Perpétua”

  1. @dritonon 16/07/2010 às 15:56 #

    Oba, adoro temas polêmicos. Vamos lá. Não sou a favor de Pena de morte, mas não por causa de religião, de política, ou de algo assim. Sou contra porque todo mundo erra na vida… e a gente pode tirar a vida de algum inocente. Vemos sempre casos assim, até já foi temas de vários filmes.

    Agora que eu acho que nem todo mundo tem condições de viver a solta nesse nosso mundo, isso eu acho. Alguns por maldade, outros por doença, outros por que são ruins de mira no volante… Mas a Ti está certinha no comentário dela. Pessoas identificas como “fora do padrão” devem ter um acompanhamento sim. A cadeia não é a melhor solução, mas antes ele que é errado se ferrando lá, do que eu que sou certo correndo riscos de perder meu filho, minha irmã, minha esposa.

Deixe um comentário

