Voto NULO tem algum valor?

6 set

NÃO, Não tem!!!

Tem circulado por aí um email falando que, se tivermos 51% dos votos nulos, teremos uma nova eleição, com novos candidatos e tals…

Então, não é bem assim. Temos 2 regras, sendo que uma vem após a outra.

A primeira é essa: caso 51% dos votos sejam nulos, a eleição deverá ser anulada e novos candidatos deverão disputar novas eleições, em prazo de até *** dias (acho que são 120 dias).

Em seguida, temos uma outra regra que diz: Será eleito o candidato que conseguir o maior percentual de votos válidos (Entenda-se votos válidos: Brancos + Nulos + Não votantes).

Quer dizer, na prática, se uma cidade possui 70.000 eleitores, basta que 35.001 eleitores votem nulos, para que a eleição seja anulada… (prefeito ou vereador).

Mas, 70.000 – 35.001 – (brancos e não votantes)… se sobrarem 20.000 votos, será eleito aquele que, dentro desses 20.000, fizer o maior Percentual de votos.

Resumindo, pra anular a eleição, precisamos de 100% dos votos nulos.

Quem explicou isso foi uma equipe de magistrados, na eleição de 2008. A regra dos 51% existe, mas existe uma segunda regra que garante que o candidato seja eleito mesmo se todo mundo votar nulo, menos ele.

Resumindo: voto Nulo no Brasil não tem serventia alguma. melhor mesmo é estudar o plano de governo de todos. Votar Nulo é simplesmente ajudar o que está na frente das pesquisas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: