Eleições: E os Suplentes dos Senadores?

13 set

Eleição no Brasil tem cada regra…

Para os Deputados Federais, os Suplentes são os candidatos dos partidos ou coligações que atingiram o quociente eleitoral, mas não tiveram votos suficientes para serem eleitos. Ou seja, se um Deputado Federal renuncia ou é cassado, assume alguém que foi candidato nas eleições, que teve votos diretos dos eleitores.

No caso dos Senadores, não funciona assim. Os Suplentes já fazem parte da “chapa”, por assim dizer. Se o Senador renuncia, assume o 1o. Suplente que ele escolheu, seja quem for. Se o 1o. Suplente não puder assumir, o 2o. Suplente assume o mandato. Sem receber nenhum voto direto. E isso abre brecha pra todo tipo de maracutaia.

“Ao contrário do que a maioria dos eleitores pensa, os suplentes de senadores não são escolhidos através de votos. As indicações são políticas e os nomes chegam por meio de acordos com a base aliada. Este formato acaba oferecendo espaço a partidos políticos outrora divergentes, mas que encontram nas eleições uma forma de se alçar ao poder. (…) De uma forma geral, os partidos ‘fatiam’ os cargos disponíveis para agradar toda a sua base.” (Extraído, notícia completa aqui.)

Abaixo estão os Suplentes dos principais candidatos a Senador do Estado de São Paulo.

Aloysio Nunes (PSDB):

1o. Suplente: Airton Sandoval (PMDB) – Aliado de Quércia, indicado como 1o Suplente após a renúncia de Quércia como candidato a Senador.

2o. Suplente: Marta Costa (DEM) – Vereadora da cidade de São Paulo, estava entre os cassados por decisão da justiça em Outubro de 2009 por doações irregulares (a decisão de cassação foi suspensa, aguardando julgamento da questão).

Marta Suplicy (PT):

1o. Suplente: Antonio Carlos Rodrigues (PR) – Presidente da Câmara de Vereadores de São Paulo, faz parte do grupo de vereadores que aguardam julgamento por doações irregulares, teria chegado a proibir a empresa que faz clipagem das notícias da Câmara de selecionar matérias contrárias a sua pessoa.

2o. Suplente: Paulo Frateschi (PT) – Ajudou a fundar o PT, já foi deputado estadual e presidente estadual do partido, quando esteve envolvido em acusações de caixa dois em campanhas do PT.

Netinho (PC do B):

1o. Suplente: Ricardo Zarattini (PT) – Ex-Deputado Federal, atuou na luta contra a ditadura nos anos 1960.

2o. Suplente: Matilde Ribeiro (PT) -Ex-Ministra da Igualdade Racial, envolvida no escândalo do uso dos cartões corporativos.

Romeu Tuma (PTB):

1o. Suplente: Carbonari (PTB) – empresário do ramo educacional (presidente do Complexo Educacional Anhanguera), cujos bens somam R$ 46 milhões, fez uma “doação” de R$ 500 mil pra campanha do titular.

2o. Suplente: Murilo Campos (PTB) – presidente do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo.

Se você não é do Estado de São Paulo, faça a sua própria pesquisa. Vá até o site do TSE, consulte quem são os suplentes dos candidatos a Senador do seu Estado e depois faça uma pesquisa rápida no Google. Aposto que você vai ter algumas surpresas…

Anúncios

4 Respostas to “Eleições: E os Suplentes dos Senadores?”

  1. @dritonon 14/09/2010 às 17:18 #

    Excelente informação Tirza!!!

    Muito bom mesmo!!!

    O Carbonari foi meu chefe… Desculpa Tuma, agora que eu não voto mais em você mesmo!!!

  2. Anderson Menezes de Freitas 28/09/2010 às 13:55 #

    VC que suplentes desse

  3. Tatiani Batista 28/09/2010 às 15:29 #

    É realmente está muito difícil, alguns inexperientes outros corruptos, mas valeu a dica.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Os números de 2010 « Blog dos Batutas - 03/01/2011

    […] Eleições: E os Suplentes dos Senadores? setembro, 2010 3 comentários 4 […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: