14 de Dezembro de 2011… o dia do Ibirapueraço!!!

15 dez

Oi…

Eu estou realmente triste hoje… mesmo sabendo que não deveria estar, mesmo sabendo que existem coisas mais importantes… hoje eu estou triste.

Eu vejo pessoas como Juca Kfouri, José Trajano, Marcio Guedes, Paulo Vinicius Coelho, entre outros tantos, falarem do fatídico 16/07/1950, o Maracanaço… ontem, um público muito bom (talvez umas 6.000 ou 7.000 pessoas) tiveram seu momento de Maracanaço… o nosso Ibirapueraço. E eu estava lá!

O Brasil entrou em quadra frente a Espanha com uma campanha memorável… vitória sobre a vice campeã mundial França, de maneira arrasadora… Vitória sobre a toda poderosa Hungria… vitória na estréia contra nossas rivais das Américas, as Cubanas… Passamos sem sustos pelo Japão e fizemos um jogo emocionante contra as Tunisianas, com gol de goleira no último segundo, ganrantindo a vitória! 100% na primeira fase!

Pegamos então a Costa do Marfim nas oitavas e a maior diferença de gols dessa rodada. Quem diria. O Brasil, país que até 12 anos atrás vencia seu primeiro Pan Americano, país que em edições passadas de Mundiais, rezava para cair em uma chave com equipes de último escalão e não disputar as últimas posições, era naquele momento, junto com a Dinamarca, a única equipe invicta… se bem que a Dinamarca empatou em tempo normal com o Japão, nas Oitavas… E a Russia tinha sido eliminada horas antes pela França, também nas quartas.

Um coro de vozes cantava o final do Hino Nacional, quando o volume do mesmo é baixado e nós terminamos o ENTRE OUTRAS MIL ÉS TU BRASIL, Ó PATRIA AMADA! DOS FILHOS DESTE SÓLO, ÉS MÃE GENTIL, PÁTRIA AMADA BRASIL!

E as borboletas voaram no estomago de nossas atletas no começo do jogo, com a Espanha abrindo 6 x 1 em 5 minutos… Eis que chega uma mensagem no meu facebook, era o Thiagão falando: Será?

Em 4 minutos eu respondo: Vai ser!!! Empatamos, 7 x 7!!!

E daquele 7 x 7 pra frente, o Brasil esteve na frente por 3 vezes, empatado outras tantas e a Espanha também abriu 1 ou 2 gols durante o jogo.

Faltando 2 minutos, Brasil empata: 26 x 26… Nesse momento eu olhei para o meu amigo Roberto, que quase tinha um ataque do coração ao meu lado e disse: Daqui a gente vai direto para o hospital né? Parada cardíaca nos véinhos, é isso?

Porém, num momento de infelicidade, a equipe Espanhola arma o contra ataque e o Brasil perde a Fernanda, por 2 minutos. Tragédia ??? Ataque Espanhol… e elas perdem o ataque!!!

Olho pro relógio, 59:12… bola nossa, placar 26 x 26… Brasil com 5 jogadoras… é fazer o tempo passar e arremessar no final… mas quando o placar está 59:35 o árbitro já ergue a mão de passivo… e a Ana Paula, preocupada em não tomar passivo perde a bola, armando o contra ataque da Espanha.

Desesperada, a Ana Paula faz uma falta feia na Espanhola, que consegue fazer o gol e o Brasil toma mais uma exclusão de 2 minutos. Complicado com 6? Imagina com 4? 15 segundos e o Brasil precisando fazer 1 gol para empatar… e não deu.

Mas perai? Não deu mesmo? 7.000 pessoas no Ibirapuera aplaudindo em pé as meninas depois do jogo. Os visitantes Noruegueses não tiraram o pé da quadra depois do jogo deles… Eles estavam lá pra ver a Espanha? Não, ficaram pra ver o Brasil, que poderia ser o próximo confronto.

Hoje, quantas pessoas conhecem a Chana, Babi, Alexandra, Duda Amorim, Deonise? Quantas pessoas sabiam do Mundial de Handebol no dia 02 de Dezembro e quantas pessoas sabem hoje?

É difícil digerir a derrota pra Espanha, em casa, por 1 gol. Mas elas conseguiram muito!!! Um esporte desconhecido, um esporte que muitos falam não ter graça nenhuma, mostrou que pode ser tão emocionante quanto o Volei, quanto o Basquete, até quanto o futebol!

Essas meninas colocaram o Handebol no mapa do Brasileiro. E colocaram o Brasil como um país grande.

Tenho certeza que ano que vem, durante as olimpíadas de Londres, vai ter gente procurando os jogos de Handebol pra assistir. E a gente vai fazer bonito lá em Londres, igual fizemos nesse Mundial.

E se você pensa que acabou, acabou nada!!! Nessa Sexta-feira o Brasil enfrenta a Croacia, em busca de sua melhor classificação em Mundiais. Se ganharamos, já será a melhor classificação. E poderemos no Domingo, fazer uma decisão de quinto lugar contra a poderosa Russia, tri campeã mundial.

Pouco??? A Alemanha, país tradicional do handebol, ficou em décimo sétimo…

Obrigado meninas, vocês nos encheram de orgulho!

BRasil 26 x 27 Espanha

 

Anúncios

10 Respostas to “14 de Dezembro de 2011… o dia do Ibirapueraço!!!”

  1. Lilian Menezes 15/12/2011 às 10:53 #

    Essas meninas do nosso hand, sem duvida alguma, até sem o apoio que mereceriam da midia e patrocinadores, nos mostraram um show de handbol. Nos mostraram o show que os fãs dessa modalidade nao haviam visto ainda aqui no nosso Brasil que em detrimento de outros esportes endeusa apenas o futebol. …Parabêns a essas guerreiras de atitude, garra e perseverança que alheias à carência do reconhecimento merecido são de ouro. Elas realmente colocaram o Hand no mapa do Brasil…Parabens!!!!

  2. Roberto 15/12/2011 às 10:55 #

    Impagavel ter tido a honra de ter visto esse jogo…quase morri de emoção…jogo voleibol,mas handball é show…Nao tem preço….perdemos um jogo, mas com certeza ganhamos uma geracao vencedora…Aguarde-nos…

  3. Lilian Menezes 15/12/2011 às 11:03 #

    Também acredito nisso…elas com certeza estão deixando um legado às novas geraçoes que sabem que o hand é dinamismo, ação e sobretudo emoção demaaaaisssssssss…..

  4. Claudia Tassinari 15/12/2011 às 11:30 #

    Simplesmente incríveis!

  5. Ana Leticia Bortolini 15/12/2011 às 11:46 #

    Sabe Tonon, eu passei mto por isso, sinto suas palavras como se minhas fossem. A emoção é muito forte em cada jogo, em cada final… e a pontinha de tristeza por não ser um esporte de grande repercussão aqui no Brasil, e muitas pessoas não darem a devida importância aos atletas….. Eu jogava basquete.
    As pessoas acabam dando maior valor para o que elas têm no cotidiano delas, para o que elas conhecem ou tiveram, ao menos, um pouco de vivência. Como o hand não é o esporte do brasileiro (senso comum) acaba sem o devido reconhecimento.
    Eu amo esportes, já pratiquei diversos e handebol foi um deles. É um esporte mto forte e, como outros, depende mto de técnica, habilidade e características que levam anos para se obter de pessoas, o que dirá de um time.
    Claro que não acompanho assiduamente como vc, mas cheguei a assistir um pouco de alguns jogos e posso dizer que essas meninas lutaram bravamente, derramando o suor de seu esforço em cada partida, em cada set (se é que se fala set no hand rsrs).
    Eu admiro mto o esforço do time e torço para que elas se destaquem e mostrem para o nosso país que há outros esportes além do futebol (q tb gosto mto) que também deve-se dar o devido valor.

  6. Heriberto Pozzuto 15/12/2011 às 11:57 #

    Só quem ama o esporte consegue escrever assim. Adriano tem espírito de desportista.
    Obrigado pelo lindo texto.

  7. regiane 15/12/2011 às 12:30 #

    Honra, amor, fidelidade, vontade, talento, CAPACIDADE são apenas algumas palavras que definem esse time. Fico feliz por ser brasileira e não gostar apenas de futebol. Parabéns meninas……

  8. Amauri Lucinio (@alucinio) 15/12/2011 às 12:49 #

    Parabéns Tonon, nosso país que tem muito a oferecer além do futebol. E parabéns para todos que encheram o Ibirapuera para prestigiar as meninas.

  9. Amanda Tonon 15/12/2011 às 13:28 #

    Pena que não estava la né, ia para o Hospital junto com vc rsrs, Lindo o que vc escreveu Dri, to aqui chorando né, esse esporte é maravilhoso…. Parabéns meninas foi tudo de bom e vamos torcer, o quinto vai ser dificil mais vamos la eu acredito!!! Bjos

  10. Bruno Ratinho 15/12/2011 às 16:56 #

    As meninas foram guerreiras até o final…Infelizmente, mas infelizmente mesmo não conseguimos…mas, deixo o meu “Muito obrigado” a todas elas, pela emoção em assistir um jogo da SELEÇÃO BRASILEIRA DE HANDEBOL tete a tete com umas das potências mundiais. Foi de dar orgulho!!!

    Parabéns Meninas…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: