Você fuma?

24 jan

Meu pai faleceu ontem, 23/01/2012, com 63 anos, 1 mês e 17 dias.  7 anos e meio a menos do que a expectativa de vida de um Homem nascido no Estado de São Paulo (70,7). Ou seja 10% a menos… é muito.

O problema não é só a morte antecipada, mas uma série de fatores que antecedem o acontecimento. Perda de peso ao extremo, falta de mobilidade dos membros inferiores, problemas de controle do instestino… Por sorte ele reclamou pouco de dor, teve tempo de se despedir das pessoas que ele tinha por perto, teve tempo de pensar na vida. Uma sorte que poucos possuem.

Durante o velório, o que todos comentavam era que aquele homem não era o Tonon que todos conheciam, que se tivessem passado na frente dele e não tivesse uma identificação, nunca imaginariam que aquele corpo era o do meu pai. Eu mesmo não consegui ver meu pai ele deitado, era completamente diferente.

E tudo isso aconteceu por causa de uma problema de saúde diagnosticado como Neoplasia do Pulmão, ou cancer do mesmo. Cancer provocado em 90% por utilização de tabaco e fumo, ou seja, cigarro. Semnpre vi meu pai fumar, primeiro ele fumava Hollywood, depois passou a fumar Dérbi… No Domingo, ao voltar do Pronto Socorro (que ele não ficou internado porque a médica da prefeitura de Valinhos disse que não era uma emergência… e ele faleceu em menos de 20horas depois… mas isso é outra história), a primeira coisa que ele quis fazer foi fumar um cigarro… acho que foi o último, não tenho certeza.

O vício do cigarro é algo que eu nunca vi. Conheço ex isso, ex aquilo, mas ex fumantes é coisa rara.

Hoje uma grande amiga me disse: ” O fumante não acredita que vai morrer por causa do cigaro… O vício é maior que a consciência do dano!” – Ela está coberta de razão, é isso mesmo.

Eu não sei te dizer ao certo se meu pai viveria mais ou menos se não tivesse fumado. Todo mundo morre, desconheço alguém que está ai pra contar a história da morte de Napoleão porque estava presente. Mas a maneira que a pessoa se degrada, o mal que ela faz para os olhos de quem está ao seu lado, isso é horrível. Meu pai estava em pele e osso, bem pior do que as fotos que você vê atrás do maço do seu cigarro… eu não conheço as pessoas da foto… eu não conheço a história dessa pessoa, nem da sua família. A do meu ai eu conheço.

Eu posso ser só mais um a falar mal do cigarro. Mas prefiro não ser escutado do que permanecer calado. O CIGARRO MATA! E A MANEIRA COMO AS PESSOAS MORREM É HORRÍVEL!

Pense nisso, a vida é sua, o dinheiro também… mas a tristeza e memória fica para as pessoas que te ama. Será que vale mesmo a pena?

Bom, hoje o que eu posso dizer é: VALEU PAI! EU APRENDI MUITO CONTIGO! AS COISAS BOAS VÃO FICAR ETERNAS!

 

Valeu!

Valeu PAI!

Uma resposta to “Você fuma?”

  1. maria de lourdes da silva 20/11/2012 às 22:16 #

    meu padrinho de casamento e sua mãe minha prima

Deixe um comentário

