Vôlei Mundial – A capacidade de fazer péssimos regulamentos!

24 jun

Olá!
Terminada a primeira fase do Grand Prix de Voleyball 2012, a gente consegue perceber como tem gente que se esforça para conseguir criar regulamentos absurdos e gerar situações tão impressionantes!
Primeiro foi essa regra idiota de dar 3 pontos para quem ganha um jogo por 3 x 0 ou 3 x 1 e 2 pontos para quem ganha por 3 x 2. Não engoli isso ainda, vitória é vitória. Quer dizer que uma equipe que faz um jogo equilibrado, com jogadas maravilhosas e placares apertados, que passa mais tempo na quadra, que se desgasta física e mentalmente merece perder 1 ponto, mas aquela equipe que fez um jogo mais fácil, onde a outra equipe não se importava mais com o resultado ou não estava num bom momento, fez um jogo chato, sem grandes momentos, não perde?
Olha a situação que tivemos nesse Grand Prix. Na primeira fase as equipes enfrentam algumas equipes. O Brasil, por exemplo, se enfrentou com: Polônia, Servia, Itália (2x), Alemanha, Estados Unidos, China, Cuba e Porto Rico. Quer dizer, só pedreira, com exceção de Porto Rico! E o Brasil teve de ganhar de 3 x 0 ou 3 x 1 da China hoje, para se classificar, caso contrário seria superado por Cuba e Alemanha. Detalhe, o Brasil só perdeu 1 jogo de USA, enquanto Cuba e Alemanha perderam 3 jogos.
Enquanto isso, a Tailândia se classificou com mais facilidade do que o Brasil, com um ponto a mais, porém com uma derrota a mais. Só que a diferença é que a Tailândia jogou contra equipes muito fracas: Argentina (2x), Porto Rico (2x), Estados Unidos (2x), China, Japão, REp. Dominicana e Sérvia.
A Tailândia pode até bater o Brasil nas finais, coisa que eu duvido, mas isso é desanimador. Eu não gosto desse regulamento, acho que os cruzamentos podem favorecer essa ou aquela equipe, e isso claramente aconteceu esse ano.
E os 2 pontos para quem ganha por 3 x 2 é vergonhoso! Vamos ver, em um esporte onde os atletas já jogam praticamente todos os dias, fazem viagens malucas, uma semana estão no Brasil, 5 dias depois estão na China, em um fuso de 12 horas, quem vive no centro pode já ter uma grande vantagem. Além, disso, quem ganha de 3 x 2 já teve uma batalha na quadra, um desgaste físico e mental muito maior do que quem ganhou de 3 x 0 e na prática está menos cansado… e além disso precisam se preocupar com a pontuação. Não acho justo, não acho digno. Acho que é mais uma daquelas aberrações que só pessoas que nunca pisam na quadra inventam, deixando um monte de besteira perdida por aí… E quem perde com isso? Quem gosta do esporte, quem banca essas equipes, quem torce, quem tenta ver a evolução do esporte.
No futebol vitória vale 3 pontos, tentaram premiar com 3 pontos quem vencesse por 3 gols de diferença, mas logo viram que isso era errado e resolveram dar 3 pontos para todos que ganhassem. Isso acaba sendo pior para quem empata. No Vôlei eles passaram a valorizar a derrota! Não faz sentido!

Anúncios

2 Respostas to “Vôlei Mundial – A capacidade de fazer péssimos regulamentos!”

  1. Andre 24/06/2012 às 16:04 #

    Adriano, laranja se compara com laranja, tijolo com tijolo!

    Com essa frase mais que óbvia sigo meu raciocínio…

    Essa regra só faz sentido qdo todos jogam contra todos ou qdo a classificação é restrita ao própria chave, o erro dessa pontuação é comparar países que jogaram contra equipes diferentes.

    Esses dias estava pensando na pontuação do futebol e acho q deveríamos ter 2 pontos para vitória por 1 ou 2 gols de diferença e 3 pontos para 3 ou mais gols de diferença… equipes que jogam pra ganhar e com as equipes principais terão vantagem!

  2. Andréa 27/06/2012 às 12:12 #

    Concordo e por amar o esporte acho que a regra não agrada a maioria das pessoas!
    Quem ganhou leva pontuação na tabela, quem perdeu, perdeu… não tem direito a nada!
    Só no volei que isso vale: mesmo quem perde, ganha!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: