Começaram os Jogos Regionais 2013!

4 jul

Olá!

Começa essa semana os 57º Jogos Regionais da Quarta Região do Estado de São Paulo – Itatiba 2013! Os Jogos começaram ontem com competições de Ciclismo e Ginástica Rítmica, mas a abertura oficial dos Jogos será nesta sexta-feira, as 19:00hs!

Eu adorei os Jogos Regionais! Entre 1990 e 1996, a minha vida girava em torno dos Jogos Regionais. Não só minha, mas muito dos meus amigos respiravam a hora de chegar Julho e ir competir nos Jogos. Era a oportunidade de conhecer uma cidade nova, de dormir fora de casa, de dar risada, de conhecer gente nova, mas antes de qualquer coisa, de colocar o Uniforme da Cidade de Valinhos e ir lá, representar as cores da cidade.

E como da saudade daquela época. Minha esposa, a Elaine Tonon, também disputava. Foi medalhista no revezamento 4 x 400 em Itapira, 1990. Ai em 1991 foi a campanha para as cidades da Região escolherem Valinhos. Nem deu pra prestar muita atenção  nos Jogos, Lembro da comitiva da Prefeitura chegando em 2 Ônibus lotados, para participar do Congresso Técnico que elegeu Valinhos como cidade Sede para 1992! Foi uma festa no alojamento, lembro que ao meu lado estava o Digão (Rodrigo Antoniolli), o Juninho (Alcides Serafim) e o Biano (Luis Fabian) e a gente vibrou bastante.

Em 1992 a cidade parou! O time de basquete feminino de Campinas era a Ponte Preta, contava com Paula e Hortência! Show atrás de show e as meninas iam colecionando vitórias por placares astronômicos, 120, 130 pontos a 04… a 10. Era muita cesta!

Naquela época não existia Primeira e Segunda Divisão. Assim como não existia Sub 21 e livre. Era todo mundo contra todo mundo. Nos Jogos de 1992, eu só fiz uma prova do Atletismo, mas em 1993 eu migrei para Handebol e lembro até hoje do Pavilhão Industrial lotado, esperando o Jogo de Valinhos x Itatiba. Itatiba tinha um timaço, disputava a segunda divisão do Paulista. Tinha terminado 1992 em quinto lugar (Isso é, atrás das Potências Jundiaí, Americana, São João da Boa Vista e São José do Rio Pardo)! E o nosso time era novo, treinávamos a 6 meses, com uma seleção que foi escolhida pós Copa Valinhos, selecionando alguns atletas das equipes da Strutura Academia, Country Club e Descescada  (minha equipe). O técnico de Valinhos foi contratado de Americana (hoje melhor árbitro do Brasil, tendo apitado em Jogos Olímpicos e Mundiais) Rogério Aparecido Pinto. A gente fazia treinos das 11 da noite até 01 da manhã, depois que o pessoal saia do colégio. E detalhe, tinha treino que contava com 30 pessoas. Teve uma quinta-feira com 42 pessoas indo treinar… 01 da manhã e 42 pessoas saindo do treino. Absurdo!

Aí veio a época da convocação, cerca de 20 atletas pré selecionados e só 14 iriam compor a lista final! Alguns nomes seriam certeza: Chico no Gol, Fernando Dias, Juninho, PT (Atual diretor de Esportes), Digão Antoniolli, Davi Fernandes, Alex Danin. Tinham 7 vagas e 2 seriam goleiros, 1 pivô… lista reduzida para 4 nomes. E no final, meu nome estava entre os 14. Eu, Pablo Siqueira, Silvio Nascimento, Marcio Orsi, Douglas “Palhuca” e Cristiano Douglas convocados e, me desculpe, não consigo lembrar quem foi o último faltante, mas creio que era o Vandinho. Raul Pinto foi nosso auxiliar Técnico. E fomos para o Jogo contra Itatiba. Eu nunca vou me esquecer desse dia. Mesmo tendo ficado de fora do jogo contra Itatiba (só 12 podiam ter o nome na súmula) foi um jogo pau a pau.No final, perdemos por 2 gols de diferença, mas a torcida vibrou os 60 minutos do jogo. Foi lindo, sensação única. Foi a minha final de Copa das Confederações. Depois, no dia seguinte Jogamos Contra Jundiaí, atuais campeões dos Jogos, campeão da segunda divisão. O goleiro deles era o Aranha, já tinha jogado na seleção. E eu fiz um gol no Aranha! Pavilhão inteiro gritando: Tonão! Tonão! Foi o último gol do nosso time, perdemos por goleada: 42 x 15… mas e daí? Eu vibrei, fiquei conhecido. Dei autógrafo para um garotinho.  Essa sensação foi linda, nunca vou me esquecer disso. Coisas que só o esporte pode proporcionar.

Portanto, você, que vai representar nossa cidade, sinta-se abraçado! Quero que você tenha bons fluídos, que possa fazer uma campanha maravilhosa. O Resultado? Pouco importante, contanto que você retorne Feliz para casa, com a sensação de dever cumprido, é isso que importa. Vali lá Valinhos! FORÇA, GARRA, UNIÃO, VALINHOS!

Mococa, 1999

Anúncios

3 Respostas to “Começaram os Jogos Regionais 2013!”

  1. Andrea Franklin 05/07/2013 às 01:07 #

    Parabéns! !!’Texto escrito com o coração!! Nunca fui atleta da cidade mas trabalhei por várias modalidaes e acompamhei outras tantas! !!’É realmente uma sensação única! !!!! Só estando lá pra saber! !!! Beijo

  2. Amanda Cardoso Tonon 05/07/2013 às 09:52 #

    Bom demais relembrar né, nem tinha idade para ir nos regionais, mas todo treino tava lá até 1:00 da madrugada, saudades de tudo isso, até chorei de ler o texto e lembrar que representei minha cidade e me diverti mto com grandes Amigos…. força, garra, união Valinhos!!!

  3. pablo 05/07/2013 às 13:06 #

    É isso mesmo Adriano tempo bom……sempre jogamos por amor ao Handebol e por Valinhos, saudades dessa galera oooo epoca boa……Vamos que vamos Valinhos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: