Parabéns Valinhos! Parabéns Desportistas Valinhenses!

1 jun

Olá!

Hoje Valinhos completa 118 anos! E eu queria falar sobre os principais Esportistas de Valinhos. Pensei em falar na Franciela, que acabou de participar do Mundial de Revezamento 4 x 100mts, na Bahamas. Mas aí lembrei que tenho falado muito dela (e ela merece né?)

Então pensei: Vou falar da Clélia! Afinal, uma mulher que foi quarto lugar no Mundial de Luta de Braço, que já foi Campeã Paulista a perder as contas, campeã Brasileira, merece ser lembrada, certo? Mas eu também estou sempre falando da Clélia.

Ai nomes de um passado não tão distante assim vieram na minha cabeça: Adriano Magliolli, um dos melhores nadadores que tivemos na cidade. Eduardo Nascimento, que venceu a Meia Maratona de New York e por muito tempo representou o Brasil no 5.000 e 10.000 metros.

Lembrei também do pessoal que aos olhos de alguns são diferentes, mas aos meus olhos são verdadeiros Super Atletas: Dedé Macedo, Rodrigo Popó e Alexandre Cremasco! Todos eles atletas que representam Valinhos a muito tempo, mesmo com todas as suas dificuldades e todo o preconceito que os Paratletas brasileiros enfrentam!

Ai viajei um pouco mais, pensei: Vou falar do Vôlei. E como pensar em Vôlei e não falar do grande Zequinha? Quem não se lembra do Zequinha, jogando pelo meio, nos Jogos Regionais de 1992, na inauguração do Ginásio Municipal de Valinhos. Aliás, o Zequinha joga até hoje. Um garoto! Mas se o ano é 1992, tenho de falar do handebol!

Mas Handebol? Ferrou… vou ficar aqui escrevendo nomes até amanhã! Então, para não ser injusto, vou citar os Grandes Goleiros que Valinhos já teve: Chico, Pablo, Douglas, Raul e Thiago! Enjoei de perder gol cara a cara nesses 5! Vocês sempre foram demais!

Falando em perder gol, e os Futebolistas? Vishi, aí a lista é grande hein! Nange, que jogou em Portugal. Zé Lindo, que jogou no Japão, Santos e São Paulo! Écio Capovilla, que jogou no Vasco e talvez tenha sido o profissional de maior sucesso!

Mas inesquecível mesmo é Toninho Evangelista. Lembro até hoje do primeiro Sábado que eu fui no clube do Rigesa, ano de 1981, participar do Rachão lá da molecada. E como tinha criança pra jogar bola lá. Os treinos começavam 8 da manhã, terminavam perto do meio dia.

Foi no clube do Rigesa que eu aprendi a ler Jornal. Porque todo mundo queria ver os resultados dos jogos da semana anterior, então eles pegavam o Semanário aos Sábados pela manhã e eu achava muito massa ler o jornal também! Voltando pro Toninho, desconheço alguém mais respeitado do que ele na cidade. Tanto é verdade que o colunista e ex apresentador do Bate-Bola (ESPN Brasil) Flavio Gomes, recentemente citou que Toninho seria a escolha dele para ser técnico da Seleção Brasileira de Futebol.

E com o Toninho a maioria da molecada aprendia também a ser cidadão, porque ele era simples, sereno e cobrava de todos uma postura na vida. Acho que de todos os Desportistas que eu pensei, nenhum deles merece mais o Parabéns hoje do que o Toninho! Ah, pra quem não sabe, antes de Treinador, o Toninho foi arqueiro da Ferroviária, de Araraquara!

Fica aqui o meu parabéns para todos os desportistas Valinhenses. Você que já se aposentou, você que ta começando! Você que já foi muito citado, você que é atleta anônimo! PARABÉNS!

Toninho Evangelista, um dos maiores Desportistas que Valinhos teve a Honra de apresentar ao Mundo!

Deixe um comentário

