Jogos Regionais 2014!

14 jul

Valinhos terminou sua participação nos Regionais desse ano em Oitavo Lugar na segunda divisão, um pouco pior do que o ano passado quando terminamos em Quarto Lugar, mas chegamos a estar em segundo e quase subimos de divisão.

O Erro da Secretaria ESTADUAL de esportes em não fazer a inscrição de Valinhos no Futebol Feminino e no Tênis de Campo Masculino, com certeza nos tirou alguns pontos preciosos, já que essas duas modalidades foram paralisadas e não houve competição. Porém não creio que esses pontos fossem suficientes para nos fazer chegar no sétimo lugar.

Se tivéssemos também competido no Tênis de Mesa Masculino e Feminino, modalidade que sempre trouxemos medalhas, além de Damas e Xadrez, ai com certeza poderíamos manter a posição do ano passado.

O maior problema contudo é o fato que uma Competição do porte dos Jogos Regionais vem sofrendo demais com o descaso da Secretaria Estadual de Esportes e corre o risco de não mais acontecer.

Me lembro bem que na primeira vez que tivemos os Jogos em Valinhos (1992), o então prefeito Marcos teve de fazer uma força grande para aceitarem Valinhos como sede dos jogos. Era um Domingo de Manhã e muita gente foi de Valinhos até São João da Boa Vista (Local onde os jogos estavam sendo organizado os Jogos regionais de 1991) para conseguir mostrar tudo que nossa cidade tinha para oferecer. E conseguimos ter a honra de organizar os Jogos de 1992. E como sequência, os Jogos de 1993 também ficaram para Valinhos.

Ninguém se ofereceu para ser sede dos Jogos de 2015, tampouco 2016! E olha que 2016 será eleição Municipal, ou seja, qualquer prefeito que busque a reeleição, poderia usar o os Jogos para tentar conseguir votos, mas não existiu interesse.

A conta, pelo que fui informado, é muito ruim de fechar. Uma cidade chega a gastar por volta de 1 milhão de 200 mil reais para organizar os jogos, mas o Governo Estadual repassa cerca de R$ 450 mil para a cidade. O resto sai do bolso da cidade.

E o que complica mais é que não existe uma política entre as cidades participantes de pelo menos ativar o Turismo da cidade Sede, fazendo uma divulgação dos jogos entre seus moradores, fazendo uma divulgação da cidade sede, de seus eventos, de suas possibilidades de cultura e lazer. Se ao menos houvesse isso, com visitantes indo assistir os jogos, gastando no comercio local, parte dessa “dívida” teria retorno aos cofres, causando um impacto menor no Orçamento.

Reuniões estão sendo Organizadas para tentar causar um impacto menor na Organização dos Jogos e que eles fossem novamente interessante. Se os dirigentes Estaduais e Regionais não chegarem a um consenso, uma mudança, corremos o risco de não termos mais os Jogos Regionais no calendário esportivo de nossa região.

Uma pena. Ao longo dos anos estamos vendo nossa região perder festas, perder cultura, perder lazer. E agora podemos perder o maior evento esportivo da Região. De quem é a culpa? De quem tem que cuidar disso tudo, de quem administra a Cultura, o Esporte o Lazer estadual. Mas precisamos conseguir manter isso tudo, mesmo que o sistema de disputa seja modificado, fracionado, dividido, enfim. Formas de manter o evento temos. Precisamos pensar. Ou nós não somos a Segunda maior Macro Região do Estado de São Paulo?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: