Cirurgia Bariátrica – Algumas sensações

22 ago

Olá!
Você que estava esperando dicas do segundo mês vai ter que esperar um pouquinho, porque eu ainda não terminei o segundo mês. Estou com 49 dias de operado, ainda faltam 2 semanas :).
Então essa semana a gente vai falar de algumas situações, algumas dúvidas que as pessoas possuem sobre a cirurgia. Vamos lá?
Muitos querem saber a partir de quanto “peso” você pode fazer a cirurgia. Pois bem, essa cirurgia não é algo milagroso, que você estala os dedos e pá! Magro! Em primeiro lugar você precisa ter um IMC acima de 40, o que é muito alto. O cálculo do IMC é feito dividindo o peso (em quilogramas) pela altura (em metros) ao quadrado.
É simples calcular o seu IMC.
Por exemplo, se o seu peso é 80kg e a sua altura é 1,80m, a fórmula para calcular o IMC ficará:
IMC = 80 ÷ 1,80²
IMC = 80 ÷ 3,24
IMC = 24,69
Existem indicações médicas, quando um paciente possui problemas tipo Diabetes, pressão alta, entre outros, que pessoas com IMC acima de 35 podem fazer a cirurgia, mas isso quem vai definir sempre é seu médico. No meu caso, a indicação partiu do meu cardiologista, uma vez que minha pressão arterial estava muito alta.
Muita gente me fala: Preciso engordar tantos quilos para poder fazer a cirurgia. Mas, na boa… Pra que você vai judiar do seu corpo, passar por uma cirurgia, para depois emagrecer? Não é mais fácil você procurar uma endocrinologista e um profissional de educação física e emagrecer naturalmente antes da cirurgia?
Porque a cirurgia bariátrica não é pra você “Ficar mais Bonito”! É uma agressão ao seu corpo muito forte, onde você vai se privar de muita coisa por um bom tempo! Então, se você vai passar a vida toda pós cirurgia de dieta, porque não começar uma dieta antes?
Por outro lado, se você chegou ao ponto que eu cheguei, onde meu IMC estava acima de 50, com pressão extremamente alta, com dilatação do coração, não perca tempo. Faça os exames, faça um trabalho psicológico muito bom e vamos embora. Qualidade de vida pós operação, re educação alimentar, é isso que você tem de buscar.
Eu tive dificuldades pós cirúrgicas. Ficar só tomando caldo e comendo purê por 30 dias não é fácil, nada desce. Aí quando você começa a comer, alguns alimentos não são bem aceitos e você se sente mal, pesado. Eu tenho dificuldade para comer pão. Faz 50 dias que eu não coloco açúcar na boca. Carne vermelha só moída e sempre em quantidades pequenas. Minha refeição hoje (almoço e janta) é mais ou menos de 4 colheres de SOPA! E ainda tudo muito mole!
Outra coisa que muda é a mastigação! Tudo que eu como mastigo até praticamente virar um suco, Isso é essencial, para eu poder ter uma digestão mais saudável!
Paro por aqui hoje fazendo uma confissão: Encontre tempo para você! Vida profissional, família, educação, tudo isso é importante. Mas pra tudo isso acontecer, você precisa estar aqui, firme e forte. Portanto avalie sua vida! Quem me conhecia na década de 90 sabe que eu era magro, dei aula de aeróbica em algumas academias, joguei Handebol e vôlei por Valinhos. Abandonei tudo muito em nome da carreira. Se valeu a pena? NÃO! Por sorte deu tempo de recuperar antes de algo pior! Encontre tempo para você, passe por uma Nutricionista, tente se alimentar um pouco melhor, coma mais legumes, diminua a quantidade de SAL na sua alimentação, procure temperos mais saudáveis como Salsa, Salsinha, Cebolinha, Cebola, Alho, Coentro, Manjericão. Sua vó usava isso! É baratinho e saudável. E procure um profissional de educação física. Não importa sua idade, não importa o seu sexo! Vai caminhar com seu cachorro, ele vai agradecer! A prefeitura oferece várias atividades para terceira idade! Procure uma Academia, existem várias na cidade. Volte a andar de bicicleta, pelo menos para ir comprar pão na padaria! Vamos voltar a ter hábitos mais saudáveis, é a nossa vida que está em jogo! EU posso falar isso porque perdi demais durante todo esse tempo que deixei a MINHA vida de lado para viver a VIDA dos OUTROS. Pense nisso, tem um monte de gente que te ama e que precisa de você, que te ama, que quer passar muito tempo ao seu lado!

2 Respostas to “Cirurgia Bariátrica – Algumas sensações”

  1. maria e lourdes 23/08/2014 às 00:48 #

    li e achei muito bom esse exemplo que vc expos aqui ,serve pra muita gente que acha mais facil uma cirurgia do que um exercicio fisico ,uma boa alimentação acham que é simples fazer uma cirurgia bariatrica se esqueçem dos pros e os con tras do pós cirurgico.

  2. Marcello Zambello 24/08/2014 às 00:35 #

    É isso aí Tonon. Me lembrou o final do “CLIC”, quando o Adam Sandler percebe, um pouco tarde, que família é mais importante….

Deixe um comentário

