A IMPORTÂNCIA DE SABER COMER

24 set

Olá!

Você sabia que, além de facilitar a digestão, comer devagar pode auxiliar na perda de peso?

Além de nos proporcionar o prazer em saborear um bom prato, comer devagar e mastigar bem os alimentos também são sinônimos de saúde. “Comer lentamente é extremamente importante, pois é na boca que se inicia a digestão do que comemos. A mastigação promove a quebra dos alimentos em partículas menores e a saliva, além de umedecer a comida, ainda possui uma enzima conhecida como ptialina ou amilase salivar, que inicia a digestão do amido (açúcar complexo)”, conforme orientação da minha Nutricionista, Dra. Erica.

Então eu fui dar uma pesquisada sobre mastigação, mas não só para operados, e sim de uma maneira geral e descobri que o tempo ideal para cada refeição é de 30 minutos, sendo necessárias pelo menos 30 mastigações por vez antes de engolir. “Dentadas intervaladas e tranqüilas com intervalos de 20 segundos contribuem para porções de refeição menos avantajadas, inclusive pelo tempo que consomem. A chegada dos primeiros bocados de comida ao intestino, fato que demanda alguns minutos, serve como um sinal de saciedade. Se a ingestão for muito rápida, a sensação de barriga cheia vem tarde demais”, explica a médica. Estima-se que todos os mecanismos de regulação de fome só funcionem a pleno vapor após 15 minutos desde a primeira mordida. “Durante essa fase, é essencial maneirar na quantidade de garfadas e abusar dos músculos que mexem a mandíbula. Por isso é preferível optar por alimentos mais sólidos, principalmente no início da refeição”, ressalta.

Abaixo, confira oito motivos para você comer mais devagar e veja como  essa postura pode auxiliar na perda de peso:

Você deve comer devagar e mastigar bem os alimentos porque…

1) Este hábito estimula a produção de hormônios da saciedade como a CCK (coleciostoquinina), assim como reduz a produção de hormônios que aumentam a fome, como a grelina;

2)  A cada garfada é reduzida a ingestão de calorias na refeição (em torno de 12% a menos de calorias ingeridas), o que pode permitir a redução paulatina do peso corporal;

3)  A ingestão mais lenta permite que se desenvolva a força mastigatória ideal, o que leva a ativação dos receptores dos ligamentos periodontais, que enviam informações a um centro de saciedade no cérebro, reduzindo a fome;

4) Evita desconfortos gastrointestinais como azias, dores abdominais, queimação, eructação e flatulência (gases), pois muitas vezes as pessoas engolem ar no momento da refeição (aerofagia). E olha que agora que eu reduzi o estômago, sinto muito isso. Engolir ar… Imagina um ser que fala como eu, engolindo ar? Nossa, é ruim!

5)  Este procedimento permite que sintamos melhor o aroma e o sabor dos alimentos. Quanto maior a intensidade do sabor, menor o risco de se empanturrar simplesmente para satisfazer as papilas gustativas;

6) Este hábito contribui para uma boa digestão;

7)  Ajuda a reduzir ou prevenir o acúmulo de gordura na região abdominal. A mastigação adequada facilita o trabalho do sistema digestório, evitando a distensão abdominal e a sensação de “estufamento” que podem favorecer o acúmulo de gorduras na região;

8)  Favorece a saúde buco maxilar. A mastigação adequada fortalece os músculos da face, articulações e dentes”, finaliza a médica.

*** Depois da cirurgia eu sinto tudo isso… e para ajudar vocês a pensarem sobre, em Maio eu cheguei a pesar 174,450 quilos! Juro, xinguei a balança!!! Essa semana atingi 134.350. 40 quilos off!!! Ta começando a ficar razoável, mas ainda tenho muito para mastigar devagar e várias aulas na Academia para atingir a meta!

Academia também ajuda, ok? 😀

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