Coluna do Ex – Gordinho – Vitamina B12 (4 meses)

14 nov

Olá! Ando meio sumido, mas tenho uma explicação! É que quando eu completei 3 meses minha Nutricionista disse que a meta dela estava cumprida e que dali para frente eu poderia optar entre caminhar com ou sem o auxílio dela. Claro que eu optei por continuar com o auxílio dela! Mas as mudanças de hábitos agora são menores e eu não quero ficar enjoativo, então vou escrever com menor freqüência, assim não fica tão repetitivo. Vou me esforçar para postar sempre na primeira quinta-feira de cada mês (Jornal) e na Sexta no Blog. Combinado?

Bom, quando completei 3 meses, acabei sendo liberado para comer de tudo. De tudo mesmo! Só não posso ingerir bebida alcoólica, mas tranqüilo, sucos descem muito bem. E água é um espetáculo.

Mas junto com essa tal “liberdade”, veio junto alguns cuidados. Um deles é com o meu índice de Vitamina B12 e ferro. A lista de problemas que podemos ter pela falta de Vitamina B é muito grande e eu não vou citar aqui, mas vou citar algumas coisas mais voltadas a Vitamina B12 mesmo, que é a mais complicada dos operados conseguirem “produzir”.

Alimentos ricos em Vitamina B12

Os alimentos ricos em vitamina são especialmente de origem animal, como peixes, carnes, ovos, queijo e leite.

Alguns alimentos de origem vegetal contêm vitamina B12, como o levedo de cerveja e as algas marinhas. Quem consome dietas estritamente vegetarianas, geralmente, tem baixa quantidade dessa vitamina no organismo, a não ser que faça uma suplementação em vitamina B12, que deve ser acompanhada por um profissional de saúde, como o médico ou nutricionista. Existem também alimentos enriquecidos industrialmente com a vitamina B12.

A vitamina serve para manter as células vermelhas do sangue saudáveis, atuando na prevenção e no combate da anemia.

Lista de alimentos ricos em vitamina B12

Alguns exemplos de alimentos fonte em vitamina B12 são:
B12

A vitamina B12 é absorvida no intestino e armazenada, principalmente, no fígado. Portanto, o fígado pode ser considerado uma das principais fontes alimentares de vitamina B12.

Alimentos enriquecidos em vitamina B12

Os alimentos enriquecidos em vitamina B12 devem fornecer em 100 g do produto pronto para o consumo no mínimo 15 a 30% da ingestão diária recomendável. Assim, em 100g de um alimento enriquecido em vitamina B12 existem 0,36 a 0,72 mcg de vitamina B12.

Os alimentos enriquecidos com vitamina B12 podem ser:

Cereais matinais;

Produtos à base de soja, geralmente usados como alternativas ao leite;

Fórmulas infantis não lácteas à base de proteína de soja;

Cereais para alimentação infantil;

Achocolatados em pó;

Creme de amendoim.

Os alimentos enriquecidos em vitamina B12 são especialmente aconselhados para vegetarianos porque não consomem produtos de origem animal, que são as fontes alimentares de vitamina B12.

Excesso de vitamina B12

O excesso de vitamina B12 no organismo pode provocar pequenas alterações no baço, alteração dos linfócitos e aumento dos linfócitos. Isto não é muito comum, pois a vitamina B12 é bem tolerada pelo organismo, mas pode ocorrer caso o indivíduo tome suplementos de vitamina B12 sem o acompanhamento médico.

4 meses

4 meses depois da cirurgia, creio que a diferença é razoável. 🙂
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: